Frase do mês:

"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dicas para melhorar seus estudos

O fracasso na aprendizagem não é por falta de inteligência, mas por desorganização pessoal, falta de motivação, falta de método.
As atitudes de interesse, motivação, responsabilidade, seriedade, concentração são fundamentais para o sucesso.
Para estudar melhor a gente precisa estar com boa saúde, ter boas condições de trabalho (luz, cadeira, mesa, silêncio), ter organização nos cadernos e materiais, procurar estudar nos mesmos lugares e nas mesmas horas.
De acordo com a psicologia o processo mental tem três etapas:

* na primeira (síncrese percepção global, compreensão ainda confusa) temos uma visão de conjunto, a gente percebe apenas o geral, sem observar os pormenores;
* na segunta etapa (análise a gente decompõe o todo em partes) detemo-nos com mais cuidade na observação e distinguimos os aspectos parciais;
* finalmente, temos condição de voltar à visão global (síntese recomposição do todo), integrando em nossa mente aquilo que foi observado.

Na vida diária passamos pelas três fases, sem nos darmos conta disso. Pense se não é assim que acontece quando você observa uma paisagem, ou algum objeto que vê pela primeira vez. Os métodos ou técnicas de estudo se baseiam nesse comportamento de nossa inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário