Frase do mês:

"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dicas para melhorar seus estudos

O fracasso na aprendizagem não é por falta de inteligência, mas por desorganização pessoal, falta de motivação, falta de método.
As atitudes de interesse, motivação, responsabilidade, seriedade, concentração são fundamentais para o sucesso.
Para estudar melhor a gente precisa estar com boa saúde, ter boas condições de trabalho (luz, cadeira, mesa, silêncio), ter organização nos cadernos e materiais, procurar estudar nos mesmos lugares e nas mesmas horas.
De acordo com a psicologia o processo mental tem três etapas:

* na primeira (síncrese percepção global, compreensão ainda confusa) temos uma visão de conjunto, a gente percebe apenas o geral, sem observar os pormenores;
* na segunta etapa (análise a gente decompõe o todo em partes) detemo-nos com mais cuidade na observação e distinguimos os aspectos parciais;
* finalmente, temos condição de voltar à visão global (síntese recomposição do todo), integrando em nossa mente aquilo que foi observado.

Na vida diária passamos pelas três fases, sem nos darmos conta disso. Pense se não é assim que acontece quando você observa uma paisagem, ou algum objeto que vê pela primeira vez. Os métodos ou técnicas de estudo se baseiam nesse comportamento de nossa inteligência.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Volta as aulas

Iniciou na última segunda-feira, dia 07/02/2011, mais um ano letivo em toda a rede estadual de ensino de Santa Catarina.

É com prazer e satisfação que toda a Equipe da E.E.B. Jornalista Jairo Callado, recebe e deseja a seus alunos, professores, funcionários, colaboradores e pais, um ano muito produtivo e pleno de realizações.